O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica. Essa etapa dura três anos e tem o objetivo de aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente, preparar o estudante para o mercado de trabalho e o Ensino Superior, portanto é um ponto focal a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
A faixa etária esperada para os estudantes desse nível é de 15 aos 17 anos (cronologicamente um ano para cada período). E, por isso, o estudante deve ter mais autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Com ênfase no aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. O Ensino Médio no Brasil é obrigatório com carga horária mínima anual de 1.000 (mil) horas, distribuídas por, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Segundo a Lei nº 14.945/2024, deve haver um mínimo de 3 mil horas somados os anos da etapa do ensino médio, sendo organizadas em 2.400 horas destinadas à Formação Geral Básica (FGB), que inclui as áreas de Linguagens e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física), atemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química). e Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História, Sociologia). Os Objetivos e direitos de aprendizagem da FGB são definidos na forma de habilidades e
competências por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Parcial Diurno
O ensino regular diurno apresenta uma estrutura de 30 aulas semanais, das quais 24 aulas são destinadas à formação geral básica (FGB) e 6 aulas para itinerários formativos, garantidas pela Lei nº 14.945/2024.
Organização Curricular
A Proposta Curricular nas séries do Ensino Médio diurno será ofertada conforme o nível e modalidade de ensino, considerando os princípios gerais da LDB, alterada pela Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024, que definiu diretrizes para o Ensino Médio.
No estado da Paraíba, a organização curricular será orientada pela proposta Curricular da Paraíba, aprovado pela Resolução CEE PB n° 410/2021 e pelas Diretrizes Operacionais e Curriculares para o ano letivo de 2025.
Formação Geral Básica
A Formação Geral Básica tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes os conhecimentos essenciais para sua formação intelectual e cidadã. Por isso, o que se pretende é garantir a oferta de um currículo vasto e comum a todos os estudantes, independentemente de suas características e contextos para que eles adquiram as habilidades competências essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e sociocultural.
Itinerários Formativos
Os itinerários formativos são um dos principais pilares da reestruturação da política de Ensino Médio. Eles são compostos por componentes curriculares mais flexíveis e possibilitam aprofundar conhecimentos em áreas específicas de interesse. De acordo com a nova Lei nº 14.945/2024, a carga horária mínima dos Itinerários Formativos será de 600 horas ao longo de toda a etapa do Ensino Médio e cada unidade escolar deverá ofertar pelo menos dois itinerários formativos de áreas distintas.
Assim, os estudantes podem escolher Áreas de Conhecimento de maior interesse, personalizando sua formação. No ano de 2025, os itinerários formativos ofertados nas escolas serão Integrados na forma de aprofundamentos na área dos conhecimentos a partir do componente Aprofundamento Interdisciplinar. Esse componente deve, a partir de um tema gerador, aprofundar de maneira interdisciplinar, no primeiro momento, dentro da área escolhida para aprofundar; no segundo momento, nas outras áreas do
conhecimento e, por último, os estudantes devem gerar uma proposta de intervenção a partir do tema gerador. Alguns exemplos de temas geradores são (mas não se esgotam em): Saneamento básico e direito à saúde ambiental (Ciências da Natureza), mudanças climáticas e impactos na comunidade circundante (Ciências da natureza), Urbanismo, qualidade de vida e direito à cidade (Matemática),
inteligência artificial, algoritmos e pensamento computacional (Matemática), Uberização do mercado de trabalho (Ciências Humanas), transformações sociais, ocupação da terra e mudanças climáticas, Democracia e Cidadania (Ciências Humanas), globalização, flexibilização das leis trabalhistas e uso da linguagem como ferramenta na inserção no mercado de trabalho (Linguagens),
letramento digital e educação midiática (Linguagens), direitos humanos, pós-verdade e erosão das instituições democráticas (Linguagens).